O QUE É UM SITE ESTÁTICO

Quando se fala em site estático dá a impressão que ele não irá se mover.
Mas o conteúdo estático ou dinâmico não tem nada a ver com com animação da página.

Você pode ter um site estático inteirinho com animações em flash, por exemplo.

As linguagens de programação existentes são construídas em cima do html ou seja, toda a linguagem web deve ser transmitida em html para o visitante , não importando qual tecnologia o site venha a utilizar.

+É preciso pagar para ter um site ou blog na internet?

Sites estáticos são conjuntos de páginas ligadas entre si (hiperlinks), onde os arquivos são criados e salvos localmente ( no seu computador) ou em um servidor.
Não necessitam trocar informações com banco de dados, quer dizer que toda vez que a página for carregada, apresentará o mesmo conteúdo.

Para atualizar uma página de um site estático (em html) é preciso fazer alteração no código fonte. Isto significa que é preciso abrir o arquivo e modificar o que for necessário (textos, imagens etc).

Para modificar um site estático é desejável, mas não necessário, conhecimento em html.
Basta ter um editor html.
Exemplificando: para fazer um site estático, você precisará de um programa instalado localmente (no seu computador). A partir dele você desenvolverá um layout ( colocará sua criatividade em prática), criará todas as  páginas: texto, imagens, tabelas, imagens, etc.
Todas as páginas serão salvas localmente, em arquivos e depois enviadas para um servidor de hospedagem ( sim, é preciso contratar uma) através de um programa FTP.
Esse tipo de site geralmente é utilizado para sites pequenos ( até 20 páginas) para divulgar uma empresa, exibir um produto, página pessoal etc, que não tenha a necessidade de atualizações muito frequentes.

Se quiser experimentar, crie um site do zero com o programa gratuito Nvu.
Criei um tutorial em vídeo (também gratuito) onde você acompanhará o passo a passo para criar um site localmente.

+Qual a diferença de site e blog

A dificuldade de construção de um site estático é muito pequena se comparada com um dinâmico, em que é preciso dominar conhecimentos como: Banco de dados MySQL, PHP e linguagens de programação para desenvolvimento web.

Vantagens
  • Flexibilidade.
  • Total liberdade criativa de design.
  • É altamente compatível com todos os navegadores.
  • É fácil para desenvolver.
  • Investimento mínimo.
  • O custo de uma hospedagem é pequena.
  • Mais fácil para conter animações e gráficos.
  • Carrega mais rápido em conexões lentas.
Desvantagens
  • Os visitantes não podem controlar as informações através de um site estático, somente o dono do site pode fazer as atualizações.
  • Difícil de manter e atualizar se o site se tornar grande.
  • Esse tipo de site é indicado para pessoas (físicas ou jurídicas) que querem colocar seu conteúdo na internet, que perdurem mas que não tenha de ser atualizado com frequência.
Veja também o que é um site dinâmico.