USAR REDES SOCIAIS É SEGURO?


Muito criminosos virtuais usam redes sociais para induzir as pessoas a divulgarem informações pessoais ou a clicarem em links ou imagens aparentemente inocentes, que os levam a fazer download de programas indesejáveis e contaminados com algum malware.

As vezes um simples link, imagem, aplicativo ou vídeo que é postado no perfil ou mural de um usuário, pode estar infectado, e se instalado em seu computador será usado para roubar suas informações, senhas, espionar suas atividades e outras finalidades, dependendo do tipo de software malicioso instalado.

Malware: Do inglês malicious software, é um software que se infiltra em um computador de forma ilícita, com o intuito de causar danos e roubar informações.

O uso destas redes são convenientes, mas tem o custo da privacidade.

Mesmo que você mantenha informações fechadas, só para amigos, não está livre se serem acessadas no caso de vírus ou roubo de contas.

Algumas precauções ao usar as redes:

Escolha uma senha forte. Misture letras maiúsculas, minúsculas e números.
Não use a mesma senha de outros serviços e troque-a regularmente.

Para sair do serviço, use sempre o link ‘logout'(sair).
Ele fecha todas as sessões abertas e impede que outra pessoa que use seu computador tenha acesso a sua conta.

Isso é muito importante principalmente se você utilizar os serviços em locais públicos, como redes Wi-Fi de aeroportos, em eventos ou no computador de outra pessoa.

Se esquecer de efetuar o logout em um computador ou rede que não considera segura, troque a senha assim que possível.

Se alguém estiver na sua conta, a sessão será interrompida.

Cuidado na hora de aceitar convites. Observe se você conhece a pessoa ou algum dos amigos dela. Perfis com um número muito elevado de amigos pode indicar perfis fraudulentos.

Não fique clicando em links de compartilhamento se não conhece aquele usuário ou a origem do link.

Atenção quando for dar permissão para aplicativos de terceiros. Geralmente para usá-los tem que conceder acesso às suas informações pessoais. Talvez você ache bacana usar aplicativos como esses que estão infestados no Facebook, como :

-Com qual celebridade você se parece?

-Descubra quando você vai morrer e porque (eca!!!!)

-O que seu nome significa?

mas lembre-se que todos eles coletam suas informações (como nome, foto do perfil, sexo, aniversário, endereço de protocolo de internet (IP), Facebook lista de amigos, imagens do Facebook, e-mail, localização, mensagens Facebook ou qualquer outro dados como delineado na mensagem que lhe é apresentado no momento do login com o Facebook) e pode apostar que em algum momentos essas informações serão usadas.

Tudo isso está na Política de Privacidade destes aplicativos, e eu duvido que você lê.

Falando nisso, alguma vez você já leu a Política de Privacidade do próprio Facebook? não? e de outra Rede Social que você usa?  também não?
Pois faça isso agora!

E por último e mais importante: use o bom senso. A internet está cheia de armadilhas.
Na dúvida, não clique em nada.

Leia também : Redes Sociais que fazem sucesso na internet!

Previous Post

DIVULGUE SEU SITE NAS REDES SOCIAIS

Next Post

A GUERRA DOS NAVEGADORES