O QUE É DNS?

que é dns Sabia que você poderia ser conectado a facebook.com e veja facebookcom na barra de endereços do seu navegador - enquanto na verdade não está conectado ao site verdadeiro do Facebook?

Para entender o porquê, você precisa saber um pouco sobre DNS. DNS está na base da rede mundial de computadores que usamos todos os dias.

Ele funciona de forma transparente em segundo plano, convertendo nomes de sites legíveis em endereços IP numéricos legíveis por computador.

DNS significa "sistema de nome de domínio." Os nomes de domínio são os endereços de sites legíveis que usamos todos os dias.

Por exemplo, o nome de domínio do Google é google.com. Se você quiser visitar o Google, você só precisa digitar o nome de domínio na barra de endereços do seu navegador web.

No entanto, o seu computador não entende onde é "google.com".
Nos bastidores, a Internet e outras redes utilizam endereços IP numéricos ( "Internet Protocol"). O Google está localizado no endereço de IP 173.194.73.147 na Internet. Se você digitar este número na barra de endereços do seu navegador, você vai para o site do Google.

Usamos o nome de domínio em vez de 173.194.73.147 porque endereços como google.com são mais significativos e mais fácil para se lembrar. 
Servidores DNS
Quando você digita um domínio na barra de endereços do seu navegador, o seu computador contacta o servidor DNS atual e pergunta o endereço IP associado a esse domínio.
O computador se conecta ao endereço IP e exibe a página inicial do Google no seu navegador web - a conexão com 173.194.73.147 acontece nos bastidores.

Os servidores DNS que você usa são provavelmente fornecido pelo provedor de serviços de Internet ( "ISP"). Se você está atrás de um roteador, o computador provavelmente  utiliza o roteador como servidor de DNS, mas o roteador é que encaminha solicitações para servidores DNS do seu provedor de serviços de Internet.

Assim que o computador tenha determinado o endereço IP associado a um nome de domínio, ele vai lembrar que, para um período de tempo - isto melhora a velocidade de conexão, ignorando a fase de solicitação de DNS. O computador só precisa se conectar ao Google, não o seu servidor DNS e, em seguida Google.
Preocupações com segurança
Alguns vírus e outros programas maliciosos podem alterar o servidor DNS padrão para um servidor DNS administrado por uma organização maliciosa ou scammer*. Este servidor DNS malicioso pode apontar sites populares para diferentes endereços IP, que podem ser executados por golpistas.
Nota: Em informática, Scammer é o responsável pelo ação de enviar / desenvolver Scams ou, como também são conhecidos, Phishing Scams. Diferentemente do SPAM, o SCAM vem com ideal de obter informações pessoais da vítima enquanto o SPAM em geral anuncia / tenta vender algo.
Por exemplo, quando você se digita facebook(.)com na barra de endereços, o servidor de DNS irá responder com o endereço IP real de servidores do Facebook.

No entanto, se o seu computador ou rede está apontado para um servidor DNS malicioso criado por um scammer, o servidor DNS malicioso poderia responder com um endereço de IP completamente diferente.

Desta forma, é possível que você poderia ver facebook(.)com na barra de endereços do seu navegador, mas você pode realmente não estar no Facebook real. Nos bastidores, o servidor DNS malicioso aponta você para um IP diferente.
Para evitar esse problema, garanta que você está executando um software antivírus. 

Você também deve prestar atenção para as mensagens de erro de certificado em sites criptografados (HTTPS). Por exemplo, se você tentar se conectar ao site do seu banco e ver uma mensagem de "Certificado inválido", isso pode ser um sinal de que você está usando um servidor DNS malicioso que está apontando para um site falso, que só está fingindo ser o seu banco.
Malware pode também usar arquivo hosts do seu computador para substituir o servidor de DNS e apontar determinados nomes de domínio (sites) em outros endereços IP.

Resumindo DNS: O processo começa quando você pede ao seu computador para resolve um nome de host, como visitar http://tutorialparacriarsites.com.br
Se o seu computador ainda não sabe a resposta, ele precisa realizar uma consulta DNS para descobrir.
Armado com a resposta, o servidor recursivo retorna o registro para o seu computador. O computador armazena o registro em seu cache, lê o endereço IP a partir do registro, em seguida, passa essas informações para seu browser. O navegador, em seguida, abre uma conexão com o servidor e recebe o website.

Todo esse processo, do início ao fim, leva apenas milissegundos para ser concluído.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário, opinião ou sugestão é muito importante.
Participe!