O QUE É HOSPEDAGEM


Entenda o que é uma hospedagem de sites.
Host (hospedeiro) ou hosting (hospedagem) são termos muito usados na web.

É muito comum para os novatos ficar confuso entre um nome de domínio com uma hospedagem web.

No entanto, é importante ser claro sobre as diferenças entre os dois antes de criar seu primeiro site.

Para simplificar: Um nome de domínio, é como o endereço de sua casa;  

hosting, por outro lado, é o espaço da sua casa onde você vai colocar o  mobiliário.

Os provedores de hospedagem de sites são empresas que, digamos, “alugam” um espaço onde você vai colocar as páginas do site que criou (com todo o conteúdo que elas contém: imagens, textos, vídeos, etc) para que possam ser acessadas por qualquer pessoa, de qualquer lugar no mundo.

Você pode hospedar gratuitamente seu site em algumas provedores, mas tem grandes desvantagens.

A não ser que seja um site pequeno, pessoal, ou quando você ainda está aprendendo a criar sites e que não se importe muito se de repente ele “sumir”, veja aqui porquê.

Se você pretende ter credibilidade e retorno financeiro, não hesite em pagar por uma hospedagem.

O valor investido é muito pequeno se levar em conta os benefícios que te trará. Existem inúmeras opções de serviços para escolher, com certeza uma delas se adaptará a sua necessidade e ao seu bolso.

+Hospedagem gratuita para WordPress

Como nunca será possível determinar quando uma pessoa irá acessar seu site, ele tem que estar no ar sempre, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e isto é algo que dificilmente você terá garantias se optar por um serviço gratuito.
Para hospedar um site, é necessário possuir antes um domínio.

Tipos de Hosting

Existe quatro tipos  hosting: Shared, Virtual Private Server (VPS), dedicado, e Cloud Hosting.

Enquanto todos os tipos de servidores de hospedagem atuam como um centro de armazenamento para o seu site, eles diferem na quantidade de capacidade de armazenamento, controle, exigência de conhecimento técnico, a velocidade do servidor e confiabilidade. 

Vejamos um pouco mais a fundo:
Hospedagem compartilhada (Shared) –  Na hospedagem compartilhada, um site é colocado no mesmo servidor com muitos outros, variando de alguns a centenas ou milhares. Normalmente, todos os domínios podem compartilhar um conjunto comum de recursos do servidor, como RAM e CPU. Como o custo é extremamente baixo, a maioria dos sites  estão hospedados neste tipo de servidor. 

Hospedagem privada (Virtual Private Server) – Um servidor de hospedagem virtual privada divide um servidor em servidores virtuais, onde cada websites é  hospedados em seu próprio servidor dedicado.  Indicado para sites que necessitam de maior controle no nível do servidor, mas não querem investir em um servidor dedicado.


Servidor Dedicado – Um servidor dedicado oferece o máximo controle sobre o servidor web ao seu site. Você aluga exclusivamente um servidor inteiro. O seu site é o único armazenado no servidor.

Cloud Hosting (Hospedagem na nuvem) – Oferece capacidade ilimitada para lidar com alto tráfego ou picos de tráfego. Funciona assim: Uma equipe de servidores (chamados de  nuvem) trabalham juntos para hospedar um grupo de sites. Isso permite que vários computadores trabalhem em conjunto para lidar com altos níveis de tráfego ou picos para qualquer site particular. Custo mais elevado.

Faça uma pesquisa de preços e serviços oferecidos e tenha sempre em mente que ‘nem sempre o mais caro é o melhor’.
Existem empresas de hospedagem que cobram preços abusivos por um serviço que em outro lugar você encontra mais barato e com a mesma qualidade.

Previous Post

COLOCAR TEXTO EM MOVIMENTO

Next Post

O QUE É UM DOMÍNIO PARA SITES