OTIMIZAÇÃO DE SITES


Você sabe o que é, para que serve e como otimizar um site?
Otimizar um site é dar-lhe qualidade, um rendimento ótimo. É melhorar até o máximo permitido.

É usar uma série de condições e recursos para que seu site possa ser bem classificado nas pesquisas e com isso gerar um bom número de visitas.

Quando fazemos uma pesquisa na internet, nos é apresentada uma lista de sites que falam sobre o assunto que estamos procurando, a isto chamamos de Resultado de busca.

Um bom trabalho de otimização pode fazer com que um site apareça nas primeiras páginas do Google e outros buscadores (Yahoo, Bing, UOL, MSN, etc) tendo um reflexo imediato no número de visitas e em caso de sites de comércio, pode alavancar as vendas rapidamente.

Pesquisas mostram que ao realizar uma busca na internet, 80% dos usuários tendem a clicar nos resultados mostrados na 1ª página e os outros 20% clicam em resultados até no máximo a 3ª página.

Como otimizar um site?

De uma maneira geral, a otimização possui princípios básicos, aplicáveis a todos os tipos de sites:

Otimizar o layout: Apresente o conteúdo de forma clara e relevante. Distribua o conteúdo de modo que a visualização seja agradável.

Otimização de imagens: Reduza o tamanho (em Kb) para manter a qualidade e diminuir o tempo de carregamento da página.

Otimização de textos: Atenção à redação, correções gramaticais (erros de português) e construção do conteúdo.

Otimizar títulos: Os títulos de suas páginas devem ser totalmente relevantes com o conteúdo delas, de preferência use uma ou mais palavras que contém na descrição e no texto da página.

Otimização de URL: A URL (nome do site) não deve ser um nome difícil de ser memorizado e também deve se possível, conter uma palavra chave ( mesma do conteúdo do site).

As palavras chaves são importantíssimas para que seu site seja encontrado e indexado pelos mecanismos de busca.

Se alguém fizer uma pesquisa digitando uma palavra que contém na sua URL, título ou descrição da página, a probabilidade de seu site aparecer entre os primeiros resultados é bem grande.

Quanto mais palavras chaves você usar, mais chances terá de seu site ser bem colocado.

Coloque-se no lugar de um usuário que visita pela primeira vez seu site e responda: você gosta do que vê? o conteúdo está bem distribuído? o visual é agradável? os links e imagens tem relevância com o conteúdo? há informações em abundância? sua página carrega rápido ou demora uma eternidade pra abrir?

Se respondeu sim a essas perguntas, você está no caminho certo, seu site tem tudo para ser um sucesso.
Senão é hora de parar e corrigir o que está errado.

Um bom posicionamento do seu blog ou site, depende única e exclusivamente das técnicas de SEO. Veja aqui como melhorar o posicionamento e alavancar seu blog.

Previous Post

DIFERENÇA ENTRE BLOGS E SITES

Next Post

COMO FAZER UM SITE?