WORDPRESS


Existe uma grande diferença entre criar um blog com o Wordpress. com e o Wordpress.org.

O Wordpress. com é utilizado para a criação de blogs onde só é preciso se cadastrar, escolher um template e começar a escrever os posts.
É gratuito e sem complicações.

É administrado pela empresa Automattic e funciona quase nos mesmos moldes do Blogger (Google).

Entretanto ele é limitado. Você só pode usar os templates que vem pré instalados. Não é possível instalar ferramentas para melhoria (plugins), não pode editar o html e não pode fazer alterações nos templates (a menos que você pague por um).

Já no Wordpress.org é necessário contratar um serviço de hospedagem e ter domínio próprio.
Após isso você faz o download do software Wordpress direto do site oficial (é gratuito) instala e pronto.

Com essa plataforma você poderá ter um blog e site com páginas estáticas juntos. Oferece inúmeras ferramentas (plugins) de melhorias e milhares de templates (Temas) gratuitos onde é possível fazer praticamente qualquer modificação e personalização.

É escrito em PHP com banco de dados MySQL, mas você não precisa conhecer essas linguagens para utilizá-lo.

Lançado em 2003, conta com desenvolvedores que estão sempre atualizando esse software e uma comunidade imensa de ajuda.

A utilização do Wordpress é simples e fácil, mas a instalação dele exige um pouco de conhecimento. Além disso, para fazer a customização das páginas e dos templates é necessário conhecimento pelo menos básico em HTML e CSS, mas nada tão difícil que não possa ser encontrado em vários vídeos e tutoriais na internet.




Veja um resumo simplificado do que é Wordpress.org

-é um sistema com o qual você pode colocar um blog ou site na internet sem ter conhecimento de programação;

-trabalha com gerenciamento de conteúdo-CMS, quer dizer que você pode fazer o gerenciamento do conteúdo (fotos, vídeos, imagens,notícias), criar novas páginas e atualizar as existentes rapidamente em tempo real acessando qualquer computador e/ou navegador;

-depois de instalado em um servidor web você o acessará através de um painel e será através dele que você irá configurar, personalizar, remover e publicar tudo referente ao site.

Essa plataforma é inegavelmente a melhor para criação de blogs e sites dinâmicos, e o melhor de tudo é que você pode instala-lo no seu pc gratuitamente para testar antes de decidir se quer pagar para usá-lo.

Leia também:

O que são sites estáticos e dinâmicos.
Como planejar um site.
Qual o tipo de site ideal pra você.