MANEIRAS PARA CRIAR UM SITE

Como criar um siteSite estático ou dinâmico, comercial, pessoal, e-commerce, institucional, loja virtual entre outros tantos.

Seja qual for o tipo, há estas maneiras:
Editores de sites
Sistema de gerenciamento de conteúdo
Construtores de sites online
Plataformas gratuitas como Blogger e WordPress

Editores de Sites
Os editores de sites permitem que você crie seu site com maior controle sobre a aparência, alguns exemplos editores de sites seriam o Dreamweaver , NVU, Trellian WebPage e WebAcappella.
O DreamWeaver é o mais completo ( é pago) e é utilizado por webmasters profissionais, permitindo criar desde sites estáticos feitos em html, até complexos sites dinâmicos feitos em PHP e banco de dados.

O NVU é um editor excelente (e gratuito) porém só é possível criar sites estáticos em html. Tem uma interface simples porém completa, indicado para iniciantes.

O Trellian (gratuito) além de criar páginas em htlm, permite inserir recursos em Java e animações em flash. Um pouco complicado para iniciantes.

O WebAcapela é um software bem completo na versão paga, porém na gratuita é bastante limitado. Permite apenas a criação de 8 páginas e oferece basicamente os mesmos recursos que os editores gratuitos, além de que insere banners de propaganda que é impossível tirar. Já na versão paga é possível criar sites sofisticados, inclusive lojas E-commerce.

Sistema de gerenciamento de conteúdo -CMS 
Em um sistema CMS ( do inglês Content Management System) a gestão do conteúdo pode ser feita online através de um painel de controle que pode ser gerenciado por um ou mais indivíduos. Neste painel é possível criar e editar páginas, inserir imagens, vídeos e configurar o funcionamento do site.

Alguns exemplos de sistemas CMS gratuitos é o WordPress e Joomla.
Os sistemas CMSs utilizam templates prontos que podem ser trocados a qualquer momento, permitindo mudar a aparência do site com maior facilidade.

Embora os sistemas CMSs facilitem a administração do site e gestão do conteúdo, ainda temos o problema de instalação, atualizações da plataforma e customização do template, que pode ser um pouco complicado dependendo do seu conhecimento na área.

Sites feitos com sistemas CMSs necessitam que sejam publicados em servidores apropriados para que sejam acessíveis pela internet.
Alguns dos sistemas CMS como é o caso do Joomla são bastante complexos.

Construtores de Sites Online 
Os construtores de sites permitem que você crie seu site através de um painel de controle online que facilita a administração do site e gestão do conteúdo. Alguns exemplos de construtores seriam o Webnode, Weebly, Ucoz e Wix.

Uma das grandes vantagens dos construtores sobre o sistema CMS é que você não precisa se preocupar com a instalação ou atualizações da plataforma. Toda a manutenção é feita pela empresa que oferece o serviço.

Cada um dos construtores citados acima possuem suas limitações distintas que podem impedir que você customize seu site da maneira que você deseja. Então se o seu desejo é ter um site profissional e totalmente feito por você, esse serviço online não é indicado.

Blogger e WordPress

Plataformas gratuitas em que é possível criar um blog em questão de minutos. Para deixá-los com aparência mais profissional, também há a possibilidade de ter um domínio próprio.
O domínio é pago, mas a hospedagem é gratuita eternamente.


Como você pode ver, hoje em dia existem muitas ferramentas que tornam o criação e desenvolvimento de um website quase uma brincadeira.
Com pouco ou nenhum conhecimento é possível criar sites incríveis, e o melhor, gastando quase nada.
Está esperando o quê para colocar um site na internet?

Previous Post

COMO ATRAIR VISITAS PARA SEU BLOG/SITE

Next Post

CONHEÇA O PROGRAMA NVU. EDITOR GRATUITO PARA CRIAR SITES